Princípios Básicos da Muraqa’a

بسم الله الرحمن الرحيم
و الصلاة و السلام على أشرف المرسلين
على اله و اصحابه أجمعين

Ela é a tradição dos justos, a marca dos piedosos e a vestimenta dos gnósticos. É o sinal distintivo do discípulo sincero em sua busca pelo Real, extinto no amor de seu Shaykh, despojado de sua própria vontade.

O hábito remendado é o símbolo da resignação reverente, da entrega e da confiança total nas mãos do sheikh gnóstico realizado. Assim, o sheikh permitirá ao discípulo ver as falhas de sua alma e seus níveis, a fim de que esta seja purificada e elevada desde o nafs ammāra (a alma que ordena o mal), passando pelo nafs lawwāma (a alma que se lamenta), pelo nafs muṭmaʾinna (a alma em paz), pelo nafs rāḍiya (a alma satisfeita), pelo nafs marḍiyya (a alma que satisfaz), até alcançar o nafs rājiʿa ilā rabbihā (a alma que retorna ao seu Senhor).

Diz-se que aquele que nunca viu uma pessoa bem-sucedida, jamais terá sucesso, e aquele que não tem um Sheikh, tem a Iblīs como mestre. O que se poderia dizer então daquele que tenta aprender um ofício sem um mestre? De modo geral, uma árvore que cresce sozinha não dá frutos comestíveis; e mesmo que dê, esses frutos jamais alcançam a qualidade daqueles de um pomar cuidado por mãos experientes.

Abu Hurayra narrou que o Profeta ﷺ disse: “A fé possui mais de setenta (ou mais de sessenta) ramos, sendo o mais elevado deles dizer: ‘Não há divindade senão Deus’, e o mais humilde é remover algo prejudicial do caminho. A modéstia é um dos ramos da fé.”

Assim, o ramo mais humilde da fé é remover os obstáculos do caminho para Deus — e nada é mais prejudicial do que a tua própria alma. Ela é teu maior inimigo. Esforça-te, pois, para remover o seu mal, e sabe que nada é mais difícil para a alma do que perder a estima das pessoas. Por isso, a muraqqaʿa é um dos princípios fundamentais da educação espiritual do discípulo em nossa Ordem abençoada.

Deus diz: “Ó tu que estás coberto, levanta-te e adverte! E glorifica teu Senhor! E purifica tuas vestes!”

Deus tem uma vestimenta com a qual reveste seu servo quando seu amor é genuíno. Essa vestimenta ajuda o discípulo a se desprender das roupas mundanas, contentando-se com uma muraqqaʿa ou com uma túnica simples, que usa aqui e ali, sem se preocupar com o olhar alheio. Esse discípulo já não vê senão seu Senhor, e prefere o eterno ao efêmero.

Abu Hurayra narrou que o Mensageiro de Deus ﷺ disse: “Ó pessoas! Deus é Puro e aceita apenas o que é puro. Deus ordenou aos crentes aquilo que ordenou aos mensageiros, dizendo: ‘Ó mensageiros! Comei do que é bom e praticai o bem.’ E também: ‘Ó vós que credes! Comei das boas coisas que vos providenciamos.’” Em seguida, ele mencionou o caso de um homem em longa viagem, despenteado e coberto de poeira, que ergue as mãos para o céu clamando: ‘Ó meu Senhor! Ó meu Senhor!’ Mas seu alimento é ilícito, sua bebida é ilícita, suas vestes são ilícitas e seu sustento é ilícito. Como poderia, então, sua súplica ser atendida?”

Como poderiam ser aceitas tuas súplicas enquanto tuas vestes são ilícitas? O mal de tuas ações manifesta-se em tua aparência exterior. Os anjos não entram em uma casa onde há um cão — como, então, poderiam as Luzes do Real fluir através de ti, enquanto teu corpo está vestido com o que é ilícito? Livra-te de todas essas vestes e reveste-te da roupa da piedade!

Deus diz: “Ele é Quem fez da noite uma vestimenta para vós, e do sono um repouso, e fez do dia uma ressurreição.”

A noite escura da tua alma é a vestimenta primordial de todos, a qual Deus fez como véu entre sua criação e os segredos da pré-eternidade. Aquele que foi predestinado ao amor divino será guiado a um Sheikh senhorial, conhecedor de Deus, que fará nascer o dia de seu espírito, cobrindo assim o sinal da noite com o sinal do dia. Ora, o sinal do dia é o que nos permite ver, e assim ele verá os segredos que Deus dobrou e guardou dentro dele. Quando alcançar força e domínio, seu interior marcará o seu exterior, pois o exterior não é senão o reflexo do interior, e o homem nada veste além daquilo que é o segredo mais íntimo de seu coração.

O Mensageiro de Deus ﷺ disse: “Guarda o segredo que quiseres, pois, por Deus, quando alguém mantém algo em seu íntimo, Deus o veste com a roupa correspondente a esse segredo. Se for bom, será bom; se for mau, será mau. Mesmo que alguém realizasse uma boa ação por detrás de setenta véus, Deus a faria aparecer para que as pessoas falassem bem dele. E mesmo que escondesse um mal por detrás de setenta véus, Deus o faria aparecer para que fosse mencionado em mal.”

Fonte: Os Fundamentos da Tariqa Karkariyado Sheikh Muhammad Fawzi al-Karkari.

Rolar para cima