بسم الله الرحمن الرحيم
و الصلاة و السلام على أشرف المرسلين
و على اله و اصحابه أجمعين
Na língua árabe
Raqqaʿa al-thawb significa “remendar uma veste”. Muraqqaʿa (plural: muraqqaʿat) designa uma vestimenta remendada, que pode ser feita de lã, pele ou couro.
Na terminologia da Tariqa Karkariya
O manto remendado é uma expressão de ocultamento de si mesmo sob o traje da beleza da Essência. Essa beleza divina, que permanece não-manifesta na diferenciação dos Nomes, revela-se nas cores do Arco Superior. O manto remendado é a declaração da aliança da alma com o Espírito, com o propósito de adentrar e ascender através de seus graus.
A muraqqaʿa no Alcorão Sagrado
Allah diz:
“Assim, ele os seduziu por meio do engano. E quando provaram da árvore, tornaram-se visíveis para ambos suas vergonhas, e começaram a costurar folhas do Jardim para se cobrirem. E seu Senhor os chamou: ‘Acaso não vos proibi aquela árvore, e não vos disse que Satanás é vosso inimigo declarado?’”
— (Surata al-Aʿrāf, 7:22)
Deus diz:
“Ó filhos de Adão! Em verdade, enviamos sobre vós vestimentas para cobrir vossas vergonhas e como adorno. Mas a vestimenta da reverência (taqwā), essa é melhor. Isso é um dos sinais de Deus, para que se lembrem.”
— (Surata al-Aʿrāf, 7:26)
Deus diz:
“Ó filhos de Adão! Que Satanás não vos seduza, assim como fez vossos pais saírem do Jardim, despojando-os de suas vestimentas para lhes revelar as vergonhas. Por certo, ele e seu grupo vos veem de onde vós não os vedes. Em verdade, fizemos os demônios amigos daqueles que não creem.”
— (Surata al-Aʿrāf, 7:27)
Deus diz:
“Deus dá um exemplo: uma cidade segura e em paz, a quem seus sustentos chegavam de todos os lados em abundância. Contudo, ela foi ingrata pelos favores de Deus, e então Deus a fez provar a vestimenta da fome e do medo, por aquilo que faziam.”
— (Surata an-Naḥl, 16:112)
Deus diz:
“Em verdade, Deus fará entrar aqueles que creem e realizam boas obras em Jardins abaixo dos quais correm rios, onde serão adornados com braceletes de ouro e pérolas, e suas vestes ali serão de seda.”
— (Surata al-Ḥajj, 22:23)
Deus diz:
“E Ele é Quem fez da noite uma vestimenta para vós, e do sono um repouso, e fez do dia uma ressurreição.”
— (Surata al-Furqān, 25:47)
Deus diz:
“Acaso não fizemos da noite uma vestimenta?”
— (Surata an-Naba’, 78:10)
A muraqqaʿa na nobre Sunna
Abu Burda disse:
“‘Aisha trouxe até nós uma vestimenta de lã remendada e disse: ‘O espírito do Mensageiro de Deus ﷺ foi levado enquanto ele usava isto.’”
Em outra narração, Abu Burda disse: “‘Aisha trouxe até nós um cinto espesso como os feitos no Iêmen, e também uma vestimenta chamada mulabbada.”
Ibn Kaysan narrou que Abu Umama relatou que o Mensageiro de Deus ﷺ disse:
“Al-badhādha faz parte da fé”, repetindo isso três vezes. O filho de Abu Umama, Abdullah, perguntou-lhe: “O que é badhādha?” Ele respondeu: “Vestir-se com modéstia.”
Sahl ibn Muʿadh relatou, da autoridade de seu pai, que o Mensageiro de Deus ﷺ disse:
“Aquele que retém sua cólera mesmo tendo poder para vingar-se, Deus, o Altíssimo, o chamará perante todas as criaturas e lhe permitirá escolher a huri que desejar no Paraíso. E aquele que se abstém de vestir roupas luxuosas, apesar de poder fazê-lo, por humildade diante de Deus, Deus, o Altíssimo, o chamará perante todas as criaturas e lhe permitirá escolher qual vestimenta da fé desejar.”
Umm Khalid bint Khalid relatou que o Profeta ﷺ recebeu algumas vestes, entre elas uma túnica preta. Ele perguntou:
“Para quem daremos esta vestimenta para vestir?”
As pessoas permaneceram em silêncio, então ele disse:
“Tragam Umm Khalid.”
Ela foi trazida, e o Profeta ﷺ colocou a vestimenta nela, dizendo:
“Que vivas o bastante para que esta vestimenta se gaste e tenhas que remendá-la muitas vezes.”
A túnica tinha marcas em verde, amarelo e vermelho, que o Profeta ﷺ mostrou a Umm Khalid, dizendo:
“Isto é sanā”, que significa “beleza” na língua abissínia.
Foi narrado por Muʿadh ibn Jabal que o Mensageiro de Deus ﷺ disse:
“Quereis que vos fale dos reis do Paraíso?”
Eu disse: “Sim, certamente.”
Ele disse:
“Um homem fraco e oprimido, que veste roupas esfarrapadas e a quem ninguém dá atenção. Mas se ele jurar por Deus, Deus cumprirá o seu juramento.”
Fonte: Os Fundamentos da Tariqa Karkariya, Sheikh Mohamed Faouzi Al Karkari.