بسم الله الرحمن الرحيم
و الصلاة و السلام على أشرف المرسلين
و على اله و اصحابه أجمعين
Definição de Al-‘Ahd (o Compromisso)
No seio da tariqa Karkariya, trata-se do puro tawhîd, o compromisso assumido com os filhos de Adão antes da criação, como nos diz o versículo: “E quando teu Senhor tirou uma descendência dos lombos dos filhos de Adão e os fez testemunharem contra si mesmos: ‘Não sou Eu o vosso Senhor?’ (alastu birabbikum), eles responderam: ‘Sim (balâ), disso somos testemunhas…'” [Surata al-A’râf, ayat 172].
O filho de Adão ouviu então, sem ouvidos, a Palavra de Allah: “Alastu birabbikum: Não sou Eu o vosso Senhor?” e respondeu sem língua: “Balâ: Sim.”
A palavra ‘ahd é mencionada nada menos que 46 vezes no Alcorão. Como exemplo:
“Não vos fiz um compromisso (ahd), ó filhos de Adão, de que não adorariam o Diabo? Pois ele é realmente para vós um inimigo declarado.”* [Surata Yâ-Sîn, versículo 60].
“Eles não disporão de intercessão, exceto aquele que tiver tomado um compromisso (ahd) com o Todo-Misericordioso.”* [Surata Maryam, versículo 87].
O compromisso nos hadiths
Nove hadiths mencionando o compromisso são relatados no livro Os fundamentos da Tariqa Karkariya. Como exemplo:
De acordo com Mujâchi’ (radiAllâhu ‘anhu), que foi até o Profeta ﷺ acompanhado de seu irmão e disse: “Concede-nos o pacto (bay’a) da hijra”. Ele respondeu: “O tempo da hijra terminou”. Mujâchi’ então perguntou: “Nesse caso, qual pacto nos dará?” Ele disse: “O pacto do Islã e do Jihad”. [Sahîh al-Bukhâriy].
O Compromisso entre os Mestres Sufis
Allah ﷻ disse: “O Todo-Misericordioso, pergunta a alguém bem informado sobre Ele (khabîr)” [Surata al-Furqân, versículo 59].
No versículo, aparece a palavra khabîr, mas quem é ele?
O khabîr é aquele que se impregnou da ciência divina (ladunî) até que o espírito tenha assumido plenamente o controle sobre o que é terreno, ao ponto de cada átomo de seu corpo estar imbuído do Nome Allah. O khabîr é aquele que se realizou pelo bâ da basmala. Citemos a palavra abençoada do Profeta ﷺ, quando disse: “Eu sou a cidade da ciência e ‘Ali é a sua porta”.
Seyiduna ‘Ali é, portanto, indubitavelmente, o cumprimento perfeito do termo khabîr no versículo citado. Além disso, é através de Seyiduna ‘Ali (karramAllâhu wajhah) que passa a cadeia de transmissão de todas as tariqas desde a época de Seyiduna Abû l-Hassan ash-Shadhiliy (radiAllâhu ‘anhu). É conhecido entre os praticantes do tassawwuf que Seyiduna ‘Ali disse: “O que está no Alcorão está na Fatiha, o que está na Fatiha está na basmala, o que está na basmala está no ba, o segredo do ba está no ponto, e eu sou o ponto”
Allah fez do khabîr o farol muhammadiy. Ele lhe concedeu os melhores comportamentos, fez-lhe conhecer os segredos de seu Nome e o extinguiu completamente n’Ele. Allah ﷻ disse: “Para cada povo há um guia”. [Surata ar-Ra’d, versículo 7]. Ou seja, para cada povo, Ele enviou alguém que esclarecesse e mostrasse a Via, cujo farol é o do Mensageiro de Allah ﷺ, transmitido através dos tempos pela cadeia luminosa dos homens de Allah.
O Mujaddid e o Tassawwuf
O mujaddid (revivificador da religião) é o herdeiro da ciência de Seyiduna ‘Ali (karramAllâhu wajhah), hoje chamada de ciência do tassawwuf, que na realidade abrange todas as ciências existentes, tanto profanas quanto religiosas. Como exemplo, o Imam al-Ghazâli (radiAllâhu ‘anhu), apesar de ter alcançado um nível muito elevado em ciências aparentes como fiqh e ussoûl, foi apenas após conhecer o tassawwuf que escreveu sua obra-prima, intitulada Revivificação das Ciências da Religião.
A revivificação da religião, portanto, ocorre pelo tassawwuf, por meio daquele que Allah suscita a cada cem anos dentro desta comunidade.
Allah ﷻ diz no Alcorão: “Ordenamos ao homem que seja bondoso com seus pais. Porém, se eles se esforçarem para que associes a Mim aquilo de que não tens conhecimento, então não lhes obedeças”. [Surata al-‘Ankabût, versículo 8].
Este versículo deixa claro que a obediência aos pais é primordial na nossa religião, exceto se eles tentarem nos levar a associar outros a Allah. No entanto, o Sheikh de tarbiya é a única pessoa por meio da qual o discípulo pode purificar-se de todo shirk. Assim, a obediência aos pais é obrigatória, exceto se tentarem impedir o filho de ver seu Sheikh.
Seguindo os Salihin
Allah ﷻ diz sobre eles: “Esses são os que Allah guiou, então segue sua orientação.” [Surata al-An’âm, versículo 90].
Em seguida, diz: “E eles não deram a Allah o devido valor.” [Surata al-An’âm, versículo 91].
Aquele que não dá o devido valor a um desses homens de Allah, tampouco dá o devido valor à grandeza de Allah. Ao contrário, desonrou aquilo que Allah honrou e negligenciou o que Allah amou.
Fonte: Os Fundamentos da Tariqa Karkariya, Sheikh Mohamed Faouzi Al Karkari.